11.29.2005

Um mail que um amigo me enviou...

POR OUTRAS PALAVRAS

Manuel António Pina - Jornal de Notícias

CRISE?... QUAL CRISE?

Quando os políticos nos dizem (e dizem-no todos os dias) que o país está em crise, conviria que explicassem a que país se referem.
De facto, a acreditar nos números que têm vindo a público, há dois países no país. E, curiosamente, o que mais grita "crise!" (nas TV, nos jornais, na Concertação Social...) é o que menos razões tem para gritar. As empresas cotadas na Bolsa que integram o PSI 20 aumentaram este ano os resultados em 48,5% (900 milhões de euros); a Galp já leva 333 milhões de euros de lucros (cinco vezes mais do que em 2004), a PT 500 milhões, a Brisa 40 milhões, os quatro maiores bancos privados 370 milhões; o BCP bateu o recorde de lucros do ano passado, o BES triplicou-os, os do BPI já tinham, até Março, aumentado 55%; os da SONAE cresceram 135%, os da Impresa 70%, os da EDP 11,5%.
Depois há o outro país, o que paga a crise de que fala o país que vive dela: são, segundo números da UE, 2,5 milhões de pobres, dos quais 200 mil em situação de miséria extrema e fome; mais de meio milhão de desempregados; outro meio milhão a viver com pensões de 216,79 euros (de acordo com o indicador do INE sobre despesas dos agregados familiares, uma família necessita de um mínimo de 244 euros/mês para sobreviver...).
O discurso da crise tem servido, nos últimos anos, para aumentar até níveis aabsolutamente imorais, o fosso entre o país rico e o país pobre. A principal crise que vivemos não é financeira nem económica, é social.
De cada vez que alguém pronuncia a palavra "crise", há um pobre que fica mais pobre e um rico que fica mais rico...


NM: Dá que pensar, e ainda vamos em cantigas de Cavacos, Soares e outros, futebois, novelas, jet e setes e companhias! Somos bombardeados diariamente com estes tranquilizantes mentais e, parece que funciona...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que mais estranho é toda a nossa passividade quando deparados com estes números, não somos um Povo Unid! Somos um povo que se deixa comandar por uma mão cheia de energumenos, que unica e exclusivamente teem como objectivo o lucro, lucro esse obtido com a exploração de uns milhões de submissos.
Os meios de comunicação, que já antes serviram a ditadura, estão agora subjugados ao poder económico, que nos embebeda com telelnovveljdkhas ou que ráio se chama, noticias sensacionalistas e inoportunas, o zé matou a maria, o bibi... porra... cáguem nele, vejam antes as fugas dos impostos, todos queremos melhor saude, mais livros, mais EDUCAÇÂO... é a base, porra eu nunca pedi uma televisão e eu nunca pedi uma televisão!!! merda pá... e os gajos dos sindicatos? merda pra eles... como é man´s!!! são pagos para unir forças e lutar contra que nos f.. o juízo.E que fazem? lélélé.. lálá.. mais 1% prá qui... outro prá li... lixem-se porra... e depois eu é que sou o mau, o revolucionário, o anarca... pois sou, mas fod... todos!!! Trabalho todos os dias pra vos alimentar!!!
Já disse.

8:52 da manhã  
Blogger Meia Lua said...

O meu pai sempre disse que para alguém estar por cima, outro alguém de certeza está por baixo a sustentar o seu peso.
E eu digo que infelizmente sustentamos porque queremos. Porque é cómodo, porque não nos revoltamos e porque preferimos estar calados. Enfim, uma vergonha.
Obg pela tua visita ;)
Boas fotos...

9:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

aferir os jogos de poder
aferir a palavra trabalho
tripalio...
o que é isso de tripalium!?
o problema está na sobreviencia

6:25 da tarde  
Blogger MRA said...

Artital:

O problema está no viver, a sobreviver, andamos nós à muito tempo.
Abraços e obrigado por apareceres!

2:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home