7.17.2005

Matemática

Não há crianças estúpidas; o que há é educações imbecis. (...)

Raoul Vaneigem "Aviso aos alunos do básico e secundário" 1995




© MRA

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Essa frase tem contexto? A ideia é insultar os pais ou os professores?

9:51 da manhã  
Blogger MRA said...

A ideia não é certamente insultar! Na realidade, ao lembrar-me desta frase de Vaneigem, recordei-me que um dia, um professor que me ajudou a aprender, contou-me, que as escolas não são nada sem alunos. Hoje em dia, passado uns anos, quando se lê sobre educação, conclui-se que o ensino deve ser centrado no aluno!

O nosso sistema de educação não anda lá perto! O nosso ensino é centrado nos professores! Os alunos não são postos a pensar! Os herois das escolas não são os inteligentes, são os marrões! Como é possível que o tabu da matemática se arraste anos a fio? Como é possível que não se saibam os resultados das inúmeras remodelações curriculares?
Como é possível que se brinque com a educação desta forma?
Acho que a educação em Portugal, salvo algumas excepções, está velha, viciada, parada, enfim, em perigo! E não é só o governo que deve mudar, todos nós deveríamos exigir mudanças, mas é tão difícil mudar, sabe tão bem ficar no mesmo lugar! Dá que pensar!

Voltando ao inicio, a ideia não é insultar, mas, se calhar, entre serões à luz da telenovela com o papá e a mamã e professores estéricos, frustrados e cientes de que a culpa é sempre dos aluno, um pouco de insulto até não lhes ficava nada mal...

10:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É mt fácil dizer mal... É certo que há coisas erradas (mtas!), mas tb tem havido progressos. As remodelações dos programas têm em conta cada vez mais a aquisição de competências e não meramente de conhecimentos. O problema é que nem todos têm em conta essas indicações, seja por força da rotina, por falta de condições ou por simples ignorância.
E, desculpa lá, mas eu acho que há "crianças estúpidas" - estúpidas não pq não aprendem, mas pq não querem aprender! Elas podem é ser estúpidas por terem tido "educações imbecis", disso não duvido. E lutar contra mentes estupidificadas é complicado - isto é válido contra todos: professores parados no tempo, pais alheios da formação de carácter dos filhos e alunos inconsequentes.

7:53 da tarde  
Blogger celso serra said...

Talvez a estupidez das crianças não deva ser discutida, mas sim estupidez do que as rodeia.A inocência da estupidez infantil,pode ser uma forma de raciocínio genial, perante a imbecilidade da vida que os adultos propôem.

8:42 da tarde  
Blogger MRA said...

Infelizmente...pode haver crianças estúpidas, mas alguém as criou!
Mas nunca devemos desistir delas!

8:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Aí estamos de acordo! Mas que custa, custa...

7:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home